fbpx
Início » 10 pontos turisticos em Goiânia para visitar em 2021

10 pontos turisticos em Goiânia para visitar em 2021

por agendagyn

Goiânia é uma cidade encantadora, cheia de histórias e lugares onde o visitante e até mesmo o morador da capital deveria conhecer. Por isso, separamos 15 pontos turisticos que valem a pena conhecer.

01 – Praça do Sol

Praça do Sol em Goiânia
Praça do Sol em Goiânia

Se você adorar tirar foto com o nome das cidades onde visita, não deixe de ir até a Praça do Sol no Setor Oeste e tirar a foto com o letreiro eu amo Goiânia. Este letreiro é relativamente novo na cidade, mas já se tornou um dos principais pontos turísticos e parada obrigatória para quem visita a cidade.

Na praça tem um parquinho infantil e um parque para cachorros. O local é frequentado por moradores da região aos finais da tarde, que fazem caminhada e levam as crianças para brincar. Aos domingos ocorre no a Feira do Sol que tem início a partir das 16 horas. Nela são vendidas roupas, comidas, artesanato e outros.

Se seu objetivo for tirar a foto com o letreiro, domingo não é um bom dia, pois a praça fica lotada por conta da feira.

Endereço:Rua 9 – Praça do Sol – Setor Oeste.


02 – Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia

Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia
Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia

O Centro Cultural é composto por uma praça de 26 mil metros quadrados, pelo Museu de Arte Contemporânea, pelo Palácio da Música e por uma Biblioteca. Nos finais de semana e nos finais da tarde o local fica repleto de jovens e crianças andando de skate, patins e bicicleta.

Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, 4490 – Setor Fazenda Gameleira.


03 – Memorial do Cerrado em Goiânia

Memorial do Cerrado em Goiânia
Memorial do Cerrado em Goiânia

Você aprecia conhecer a cultura dos lugares por onde anda? Se a reposta for sim, reserve um tempinho na sua agenda para conhecer o Memorial do Cerrado.

O memorial retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. É um local único, que reúne história, cultura e muita natureza. O local é enorme, então reserve no mínimo um período do dia para ficar por lá.

O Memorial é formado pelo Museu de História Natural, pela Vila Cenográfica Santa Luzia, pela Fazenda Baraúna e pela réplica em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo do cerrado.

• Quando: De terça a domingo das 7:00 às 17:00 horas.
• Endereço: PUC-Goiás, Campus II na Av. Engles, s/n Jardim Marilisa.


04 – Museu Pedro Ludovico Teixeira

Museu Pedro Ludovico Teixeira em Goiânia
Museu Pedro Ludovico Teixeira em Goiânia

O Museu é na verdade a casa onde Pedro Ludovico viveu, por isso muitos conhecem como Casa de Pedro Ludovico e não Museu.

Pedro Ludovico Teixeira foi o fundador da capital de Goiás, justamente por isso é uma figura muito importante na cidade. Para quem curte passeios históricos e culturais esta é uma opção perfeita.
Ao visitar o museu você fará uma visita guiada, que é gratuita. Vale muito a pena, nós já fomos lá conferir e contamos como foi nossa experiência aqui.

A Casa de Pedro Ludovico foi construída em 1934 em estilo art déco. Lá estão expostos objetos pessoais do fundador de Goiânia e de sua esposa. Além de ver os objetos expostos você conhecerá um pouquinho mais sobre a fundação de Goiânia.

• Horário: De terça a sexta das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados das 9 às 15 horas.
• Preço: Gratuito.
• Endereço: Rua D. Gercina Borges Teixeira n. 133 – Centro.


05 – Museu Zoroastro Artiaga

Museu Zoroastro Artiaga em Goiânia
Museu Zoroastro Artiaga em Goiânia

Inaugurado em 1946 foi o primeiro museu de Goiânia. Nele você poderá ver objetos relacionados aos índios de nossa região. Sua arquitetura em art déco é um charme a parte. O acervo do museu é de mais de quatro mil peças, muitas delas sobre a cultura indígena e sobre o folclore.

• Horário: De terça a sexta das 9 às 17 horas; Sábados, domingos e feriados das 10 às 15 horas.
• Preço: Gratuito.
• Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13 – Centro.


06 – Beco da Codorna em Goiânia

Beco da Codorna em Goiânia
Beco da Codorna em Goiânia

É um museu de arte urbana localizado no centro da cidade. É um local para quem adora grafites. Lá você encontrará vários deles. O mais famoso foi pintado por Dequete. Se for até lá não deixe de tirar a foto clássica, essa que você pode ver aí em cima.

• Endereço: Av. Anhanguera, 5331 – Centro


07 – Monumento às Três Raças na Praça Cívica

Monumento às Três Raças na Praça Cívica
Monumento às Três Raças na Praça Cívica

Esse monumento, cujo nome oficial é Monumento a Goiânia é uma escultura de bronze e granito esculpido por Neusa Morais em 1968. Esta obra representa à miscigenação de três raças: os índios, os negros e os brancos – as três etnias que ajudaram a construir a capital e é uma forma de homenagear os imigrantes que escolheram Goiás como seu novo lar. Por isso este monumento é um dos principais pontos turísticos de Goiânia.

Endereço: Praça Cívica – Centro.


08 – Praça Cívica

Praça Cívica
Praça Cívica

A Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como Praça Cívica, foi construída em 1933, sendo o marco inicial da construção de Goiânia. Nela estão localizados importantes edifícios cívicos de Goiânia, como o Palácio das Esmeraldas (residência oficial do Governador), o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Museu Zoroastro Artiaga e o Monumento às Três Raças.

Aos domingos a pista central que contorna a praça Cívica fica fechada para trânsito de veículos, por isso muitos goianienses vão até lá andar de bicicleta, skate, patinete, entre outros.

Endereço: Praça Cívica – Centro.


09 – Catedral de Goiânia

Catedral de Goiânia
Catedral de Goiânia

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora foi a primeira Igreja católica de Goiânia. Ela foi construída em estilo moderno-eclético, com influência de alguns estilos europeus da arte sacra moderna, como o neorromântico, neobasilical e neogótico.

Endereço: Praça Dom Emanuel, s/n – St. Central.


10 – Antiga Estação Ferroviária de Goiânia

Antiga Estação Ferroviária de Goiânia
Antiga Estação Ferroviária de Goiânia

A antiga Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada no governo de Mauro Borges no ano de 1952, sendo uma das últimas construções da cidade em estilo Art Déco. O Museu Frei Confaloni funciona no local e foi oficialmente inaugurado em outubro de 2019 na Antiga Estação Ferroviária. Nele estão expostos painéis de Frei Confaloni.

Endereço: Praça do Trabalhado – Av. Goiás.
Preço: Gratuito.


Gostou das nossas Super Dicas? Então aproveite e compartilhe para seus amigos. Toda semana teremos novidades para você aproveitar as várias opções de lazer e entretenimento em nosso Estado de Goiás.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário