O melhor do universo goiano

Dança Basileu França apresenta espetáculo musical Notre Dame

0 200

A Cia Basileu França de Teatro Musical da Coordenação de Dança do Itego em Artes Basileu França, formada por 18 artistas em cena, apresenta o espetáculo musical NotreDame, no dia 14 de setembro, às 20 horas, no Teatro-EscolaBasileu França. Os ingressos custam R$ 30 (inteira), sendo R$ 15o valor promocional até 13 de setembro. Os interessados podem adquirir os ingressos na Coordenação de Dança do Basileu França.

A Coordenadora da área de Dança doBasileu França, Simone Malta, destaca o crescimento do teatro musical no Brasil. “Atualmente o teatro musical vem se popularizando e o ItegoBasileu França se junta aos grandes centros a fim de oferecer formação técnica aos jovens para atuarem nessa área. Vários alunos da nossa instituição atuam profissionalmente em produções brasileiras e buscamos através do novo curso oferecer uma maior oportunidade de formação para as futuras gerações”, enfatiza.

O autor, que adaptou a obra, e diretor do espetáculo, Clégis de Assis, enfatiza que NotreDame é considerado um teatro musical uma vez que tem as canções que compõem o drama. Assim, há duas expressões artísticas em cena: o drama (arte teatral) e a música que ajuda a contar a história por meio do personagem. No espetáculo, o jazz também se mistura a momentos performáticos que trazem de forma simbólica a representação de algumas cenas.

Clégis salienta que o teatro musical em Goiás é algo que ainda vem sendo descoberto pelo público. “Essa modalidade exige muito no sentido de trabalho humano, produção e, principalmente, incentivo cultural. Assim, os produtores e diretores utilizam os recursos que têm disponíveis para oferecer o melhor ao público, ou seja, uma experiência plena no que diz respeito à produção em teatro musical.Destaco que as trilhas e os efeitos também serão executados ao vivo. Todas as trilhas e canções são autorais. Então, nossa expectativaé apresentar à plateia um produto de qualidade”, observa.

Sobre NotreDame

O espetáculo conta com 18 atores em cena e 3 músicos que executam toda a trilha e canções do espetáculo. O musical será apresentado pela Cia Basileu França de Teatro Musical, cujos integrantes são alunos do Curso de Interpretação para Teatro Musical, com produção da Coordenação de Dança. NotreDame também vai contar com a participação de alunos-atores convidados da área de Teatro do Basileu França, além de outros estudantes do Curso de Interpretação para Teatro Musical que é oferecido pela Coordenação de Dança.

O espetáculo tem classificação indicativa de 12 anos e se baseia no original NotreDame de Paris, com texto e direção de Clégis de Assis. As músicas são de Marcos Noel, com composições e trilhas musicais de Harllon Filho. A direção musical será orientada por Reginaldo Mesquita, com coreografia de Mariana Lovi e banda tocando ao vivo: Harllon Filho (piano), Denise Rocha (flauta nativa americana e percussão) e Reginaldo Mesquita (violão e violoncelo).

NotreDame é uma tragédia musical repleta de mortes eamores impossíveis. A trama central da história se dá a partir do momento em que a vida dos ciganos cruza com Quasímodo– personagem que imortalizou a obra. Esmeralda, a mais bela cigana da região, toma as dores do Corcunda e se coloca na posição de sua defensora, o que acaba desencadeando uma série de problemas para o seu povo. Então, a violência e o caos vão tomando conta de NotreDame, resultando em um desfeche nada “Disney”.

“A história retrata por meio da relação entre os poderosos e a ralé a luta pela liberdade, evidenciando os danos que a exclusão causa ao indivíduo, bem como os reflexos disso para a sociedade. Esse é um problema social antigo e sempre atual”, conclui o autor-adaptador da obra e diretor do espetáculo, Clégis de Assis.

Texto: Ellen Ribeiro

Fotos: Cia Basileu França de Teatro Musical

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.