Notícias

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemolabor realiza ação especial para doadores de repetição

Entre os dias 23 e 25 de novembro, os voluntários que comparecerem à unidade para doação nestes dias, vão receber um lanche especial, em homenagem à data

Hemolabor – No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem o intuito de agradecer aos doadores e sensibilizar a população sobre a importância desse gesto que pode salvar muitas vidas. Para isso, o Banco de Sangue Hemolabor realiza entre os dias 23 e 25 de novembro uma ação para os doadores voluntários de repetição: quem comparecer à unidade para doação nestes dias, vai receber um lanche especial, composto por salgadinhos e bolo gelado, em homenagem à data.

O intuito é celebrar a iniciativa dos doadores voluntários, conscientizar sobre a importância do ato, especialmente nessa época, que antecede as férias, e os bancos de sangue de todo o País sofrem com a escassez do doador regular, que viaja ou não doa devido às festividades de final de ano. O hematologista e diretor técnico do Banco de Sangue Hemolabor, Luis Henrique Ribeiro Gabriel, explica que regularmente dezembro e janeiro, meses de recessos e feriados, aumenta a demanda por sangue, devido ao maior número de acidentes nas estradas.

“As campanhas nos auxiliam a manter os estoques para ajudar quem precisa. O sangue doado é utilizado em pacientes com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados menos de meio litro de sangue. Então é preciso que haja essa conscientização, para que não falte para quem precisa”.

Critérios para doar sangue:

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial;

– Os homens podem doar com um intervalo de 60 dias, e as mulheres, 90 dias.

AgendaGYN

O Portal Jovem de Goiás leva ao público goiano o melhor do entretenimento no Estado de Goiás! Nosso intuito é oferecer o que há de melhor para sua diversão e entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo