Destaque

ENEM 2022: psicóloga explica como vencer a ansiedade antes e durante a prova

ENEM 2022 – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro e é natural que os candidatos fiquem mais ansiosos com a aproximação das provas. Entretanto, a ansiedade em excesso pode causar diversos prejuízos, inclusive, atrapalhar o rendimento do estudante no momento da resolução das questões.

“O ENEM traz uma carga de ansiedade para os alunos que serão submetidos ao exame, é uma ansiedade de desempenho, porque muitas vezes a palavra prova é compreendida como sinônimo de sucesso”, explica a docente do curso de Psicologia da Estácio, Milena Coelho. A psicóloga também explica que o teste nada mais é do que um termômetro do nível de conhecimento do aluno, dentro daquele espaço de tempo e que traz apenas um recorte do aprendizado em concomitância com o estado emocional naquele período.

A especialista também esclarece que, cuidar da saúde física, mental e emocional é tão importante quanto se preparar para o ENEM. “Se o corpo e a mente estão saudáveis, automaticamente haverá um preparo psicológico e um melhor desempenho mental durante os estudos”, avaliou.

Milena indica algumas estratégias que podem ser utilizadas para mediar o estresse e a ansiedade antes e durante a prova. “Nos dias que antecedem, é importante estar com pessoas que você se sinta bem e acolhido, além de frequentar lugares onde haja tranquilidade.  No momento em que você já está com o caderno de questões em mão, faça um treino de relaxamento, com respiração diafragmática ou meditação, feche os olhos, pense em coisas boas, escute  sua respiração e respire profundamente. Alguns desses exercícios irão te ajudar a relaxar e a ter condições de expressar seu conhecimento”, pontuou.

No dia do Exame, Milena recomenda uma rotina leve e que, de preferência, o aluno dispense as horas de estudos. Ela também reforça a importância de uma boa alimentação, que não provoque sonolência.
“Na véspera, ou no dia da prova, não é mais o momento de estudar. É importante confiar em tudo o que foi investido para que esse momento sirva apenas para concentração”, finaliza.

AgendaGYN

O Portal Jovem de Goiás leva ao público goiano o melhor do entretenimento no Estado de Goiás! Nosso intuito é oferecer o que há de melhor para sua diversão e entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo