Destaque

Grupos de teatro goianos vão para festival na França

Teatro Goiano – Três companhias goianas de teatro, selecionadas pelo Edital de Intercâmbio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), irão participar do Festival OFF de Avignon, o 2º maior festival de teatro do mundo, que será realizado de 7 a 30 de julho, na cidade de Avignon, no sul da França. Os grupos que irão participar do festival são: a Cia. Teatral Oops, o grupo Zabriskie Teatro e a Anthropos Cia de Arte.  

O objetivo da iniciativa é promover a participação dos artistas, divulgar a cultura goiana no exterior e também fazer com que os grupos comercializem seus espetáculos, para que assim, no próximo ano, possam voltar ao evento sem nenhum custo. No OFF de Avignon ocorrem intercâmbios, vendas, contatos, informações e coproduções. 

O festival permite a apresentação e a venda de espetáculos para teatros de toda a França. Programadores da França e de outros países irão conhecer e convidar artistas para compor as grades de suas programações nos anos seguintes. O objetivo é escolher, entre as diversas peças apresentadas, a programação anual de seus teatros. 

Panorama teatral

O Festival OFF de Avignon é um Festival Internacional de Teatro que funciona em paralelo ao Festival de Avignon. Foi criado em 1966 sob iniciativa de André Benedetto, na cidade de Avignon, no sul da França. O festival de teatro comporta um total de 127 espaços teatrais diferentes. A qualidade e a diversidade de suas propostas artísticas o tornaram a principal referência no panorama teatral francês e internacional.   

Novas Fronteiras

A Cia. Teatral Oop’s classifica a participação no Festival de Avignon como uma experiência única de criar intercâmbio com os artistas de diversas localidades e ainda ter a chance de estar na vitrine do teatro mundial, com a possibilidade de ter ainda mais espaços ou festivais para difundir a cultura goiana mundo afora. 

“O pioneirismo desta ação será um divisor de águas, uma vez que a ideia é criar pontes para que outros grupos goianos possam participar do festival, bem como a possibilidade de artistas internacionais irem a Goiás participar de eventos locais”, ressalta João Bosco, representante da Cia. Teatral Oop’s. A expectativa do grupo é de ampliar os desdobramentos da participação no festival. “Esperamos executar bem nosso trabalho artístico e mostrar que Goiás tem a capacidade de produzir, fomentar e difundir os artistas da sua terra, valorizando e exportando nossa cultura e diversidade”, finaliza João Bosco. 

Para Diogo Oliveira Aguiar, da Anthropos Companhia de Arte, a participação no Festival representa uma iniciativa positiva e promissora no sentido de possibilitar abertura de novos mercados de trabalho e difusão cultural, tanto para as companhias participantes, quanto para todo o contexto cênico de Goiás. “O Edital de Intercâmbio do Festival de Avignon é o princípio de construção de um modelo de programa de fomento cultural estruturante direcionado à internacionalização dos artistas, que necessita ser continuado, ampliado e estendido às demais áreas culturais do Estado”, destaca. 

O Grupo Zabriskie Teatro encara a responsabilidade de representar Goiás. “O FAC patrocina essa ação importante para difusão da arte que é produzida no nosso Estado e o Grupo Zabriskie coloca à disposição de Goiás os seus 27 anos de trabalho e experiência para que essa iniciativa seja bem-sucedida. E o Zabriskie desde já arregaça as mangas nos preparativos e ensaios para fazer o seu melhor nas 21 apresentações que serão realizadas”, finaliza Ana Cristina Evangelista dos Santos, diretora do Zabriskie.

Contatos para entrevista
Renata Caetano (Anthropos Cia de Arte): (62) 9525-9203
João Bosco (Cia. Teatral Oops): (62) 8408-7294

Alexandre Zabriskie (Zabriskie Teatro): (62) 9311-0081

AgendaGYN

O Portal Jovem de Goiás leva ao público goiano o melhor do entretenimento no Estado de Goiás! Nosso intuito é oferecer o que há de melhor para sua diversão e entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo