Super Dicas

Parques em Goiânia para você desfrutar da natureza

Para quem gosta de desfrutar da natureza, Goiânia é uma cidade bastante arborizada e cheia de parques para você conhecer e aproveitar bons momentos, seja para uma passeio romantico, em família ou sozinho.


Parque Lago das Rosas

Lago-das-Rosas
Lago-das-Rosas

O Lago das Rosas é um parque da cidade brasileira de Goiânia, no estado de Goiás. Sua área localizada entre os bairros Centro e Oeste e por ser construído na década de 40 é o parque mais antigo de Goiânia. Seu nome se deve à um jardim de rosas que havia no local antes de construir tal espaço. Sua área de 315 mil metros quadrados abriga também o Zoológico da cidade.

Endereço: esquina com a – Alameda das rosas, R. R 3 – oeste, Goiânia – GO, 74110-060

Horário: Aberto 24 horas

Telefone: (62) 99420-0968


Parque Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis
Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis é um parque urbano situado no Setor Oeste em Goiânia. É o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. É o parque mais antigo da cidade.

Foi projetado no Plano Oriental da Cidade para ser uma área verde. Possui 141.500 metros quadrados, cercado por árvores, lagos, e plantas rasteiras. Conta com três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos. Em uma delas está o maior jato d’água da América do Sul.

Desde a ocupação da cidade até os dias atuais, a área vem experimentando muitas interferências que desfiguram suas características originais como, a vegetação nativa foi em certas partes substituída por plantas exóticas, restando somente 10% da vegetação original. Já foram implantados no Bosque calçadão de cooper, alambrado, calçamento interno, meios-fios, lagos, cascatas e lanchonete. No local, se encontra edificado o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e duas obras que muito agradam o gosto dos goianienses e também dos turistas que passam por ali que são: o Monumento à Paz Mundial, que abriga terras provenientes dos mais diversos países e uma fonte que chega a atingir cinqüenta metros de altura que é a maior da América do Sul.

Nesse local, lagos refrescantes, uma vasta vegetação e o som de pássaros e animais podem ser apreciados bem de perto pelo homem. Um meio ambiente preservado e valorizado numa região de clima ameno e úmido, com 749 metros de altitude e temperatura média de 22,9°C.

EndereçoAv. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO, 74130-010

HorasAberto 24 horas

Telefone: (62) 3524-6392


Parque Areião

Parque Areião
Parque Areião

Com uma área de 215.000 m², o Parque Areião fica na região Sul de Goiânia, nos setores Pedro Ludovico Teixeira, Oeste, Bela Vista, Marista e sul, entre a Alameda Coronel Eugênio Jardim, Avenida Americano do Brasil, Rua 90, Avenida Areião e Avenida 5ª Radial.

Uma área de preservação permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda, abrigando espécies de fauna nativa. Feito a partir do traçado original da cidade, considerado como reserva ambiental no Plano Original da Cidade de Goiânia, aprovado em 1938 e seu patrimônio natural incluindo três nascentes do Córrego Areião e um braço do Córrego Botafogo pertencente à Bacia do Rio Meia Ponte.

Há mais de sessenta anos, esta área a exemplo de tantas outras consideradas reservas, vem sofrendo desgastes, fato minimizado apenas quando retornou ao seu verdadeiro papel de parque público municipal.

O cuidado constante com a preservação de suas áreas verdes, com a utilização racional dos recursos ambientais e as medidas de proteção foram fatores determinantes para que Goiânia recebesse o título de Cidade Modelo Ambiental, conferido pela Sociedade Brasileira para a Valorização do Meio Ambiente, entidade não governamental, com sede no Rio de Janeiro.

Possui uma pista de Cooper de 2.400m totalmente iluminada, duas estações de ginásticas, e parque infantil, além de um lago.

Em relação à flora, é composto de plantas de cerrado, e por áreas de reflorestamento bastante arejadas. Já a fauna nativa conta com macacos, pássaros entre outros animais de pequeno porte.

O Parque Areião possui uma Vila Ambiental, projetada para desenvolver atividades de educação ambiental.

Endereço: Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-370


Parque Zoológico de Goiânia

Parque Zoologico
Parque Zoologico

A historia do Zoo é quase tão antiga quanto a própria história de Goiânia. A área do atual Parque Zoológico de Goiânia foi doada pelo fazendeiro Urias Magalhães em 1933, ainda no início da construção de Goiânia. A doação da área, intermediada pelo governador Pedro Ludovico Teixeira, tinha como objetivo criar um ponto de ligação entre a nova capital que surgia e Campinas (hoje, um bairro de Goiânia). Desta forma, ainda no início dos anos de 1940, o espaço foi destinado à construção do Lago das Rosas como um local de recreação e lazer [1]. Parte da área era utilizada para a plantação de hortaliças (daí a denominação de “Horto”) que abasteciam hospitais da cidade, entre eles a Santa Casa. Em 1953, Saturnino Maciel de Carvalho, o responsável pelo “Horto”, conheceu o professor e ornitólogo José Hidasi, que doou alguns animais para o local, transformando-o em um mini zoológico. A partir de então, a tradição de visitar o parque foi iniciada. Os visitantes levavam seus filhos para conhecer os animais abrigados embaixo das árvores do Horto. A partir daí, Saturnino Carvalho acampou a ideia de criar um jardim zoológico para a cidade. A ideia teve o apoio do governador Pedro Ludovico, e em 1956 o Parque Zoológico de Goiânia foi oficialmente fundado.

EndereçoAlameda das Rosas – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-010

Horas

Aberto ⋅ Fecha às 17:00

Telefone: (62) 3524-2390


Parque Flamboyant

Parque Flamboyant
Parque Flamboyant

Situado no Jardim Goiás, próximo ao estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant Lourival Louza foi construído numa área de mais de 125 mil metros quadrados que pertencia ao Flamboyant Shopping Center. O parque possui dois lagos, pista para caminhada, pista para ciclismo e parque infantil, entre outras atrações.

Foi inaugurado em 2007, com ponte de madeira, um mirante, espaço para crianças, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica e caminhos internos. Em breve, um jardim japonês também fará parte do local. O parque, que fica bem próximo do estádio Serra Dourada, abriga remanescentes de veredas, com buritis e outras árvores nativas do cerrado. Atração à parte são os diversos animais encontrados nos dois lagos – um deles, inclusive, com fonte luminosa. Além de entrada gratuita, o lugar pode ser visitado durante dia e noite.

EndereçoR. 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-080

Horas: Aberto 24 horas


Parque Jardim Botânico

Parque Jardim Botânico
Parque Jardim Botânico

Jardim Botânico de Goiânia é a maior área verde da cidade. Fundado em 1978, o parque fica no bairro Pedro Ludovico. Nele abriga-se um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Possui lago e pista de caminhada e em breve contará com um borboletário. O parque tem livre acesso durante o dia e a noite.

Endereço: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio, Goiânia – GO, 74853-120

Horas: Fecha às 00:00

AgendaGYN

Há 21 anos o AgendaGYN – O Portal Jovem de Goiás leva ao público goiano o melhor do entretenimento no Estado de Goiás! Nosso intúito é oferecer o que há de melhor para sua diversão e entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo