AgendaGYN
Veja 6 dicas de como cuidar do seu pet nos dias de muito calor

Veja 6 dicas de como cuidar do seu pet nos dias de muito calor

Como você faz para se refrescar nos dias quentes? Usa roupas leves e bebe muito líquido? Sabia que, assim como nós, os cães e gatos também precisam de cuidados especiais nos dias ensolarados?

Veja 6 dicas de como cuidar do seu pet nos dias de muito calorEsses pets, além da pelagem, que piora a sensação de calor, não possuem glândulas de suor, ou seja, eles não suam como as pessoas. O mecanismo da sudorese faz com que a temperatura do organismo diminua. Sem esse recurso, os animais ficam de boca aberta no calor, ofegando, isto é, fazendo com que o ar frio entre e resfrie seu corpo. Quanto mais ofegantes estão, mais calor estão sentindo.

Com essas ‘desvantagens’, dá para concluir que os animais podem passar maus momentos com o calor extremo. Mas nós podemos auxiliar nossos melhores amigos a passarem pelo período de calorzão.

 A tosa é uma opção para aliviar os bichinhos do calor. “Os animais tendem a se lamberem mais nessa época, por isso, a tosa é uma opção, além claro de refrescar o animal. Nessa hora é mais importante o bem-estar de seu animal do que a beleza.”, afirma a veterinária da Via Pet, Maria Paula.

 Para garantir o bem-estar dos animais nos dias quentes, a veterinária separou mais algumas dicas:

 1 – Hidrate seu pet: Mantenha seu bichinho hidratado durante todo o dia. Ofereça sempre água limpa e fresca, água gelada é ótima. Você também pode oferecer água de coco, especialmente se estiver gelada. Outra ideia é fazer picolés de frutas, como de melancia e melão.

2 – Passeios com cuidado: Não passeie com o animal nos horários quentes do dia. Além do calor, ele pode queimar as patas no piso. Leve-o para a rua em momentos mais frescos (início da manhã e final da tarde) e ande em lugares sombreados.

 3 – Banhos: Aumentar a frequência dos banhos também é indicado, principalmente para animais de pelos mais longos.

 – Ventilação: é essencial para aumentar a eficiência do arquejamento. Em dias muito quentes, se for possível ligue ventiladores em um local acessível ao cão, para que ele possa se refrescar.

5 – Resfriamento por contato: existem no mercado alternativas de colchonetes de gel refrescantes. São produtos bastante práticos e bem confortáveis.

 6 – Sempre veja como o animal está: Em dias de calor extremo, é importante monitorar a situação do cão; ao perceber que ele está muito ofegante ou se comportando de maneira estranha, ligue para o veterinário.

Redação AgendaGYN

Redação AgendaGYN

O Portal Jovem de Goiás - 06 anos consecutivos prêmio Megha Profissionais Imprensa do Estado de Goiás. Nossa meta é descobrir novidades todos os dias e levar até você o melhor do entretenimento goiano.

Add comentário

Publicidade

Programe-se

CARNA ROCK GOIÂNIA 2019
Carna Rock Goiânia 2019
ical Google outlook
Sem Categoria
Carnaval do Cerrado - Goiânia
Carnaval do Cerrado - Goiânia
ical Google outlook
Sem Categoria
Carnaval Pirenópolis 2019 
Carnaval Pirenópolis 2019 
from to
ical Google outlook
Sem Categoria
Pirenópolis
Feijuca Do Barzim - Cedro Evento em Goiânia
Feijuca Do Barzim - Cedro Evento em Goiânia
ical Google outlook
Programe-se Últimas Notícias
Show Padre Fábio de Melo no Goiânia Arena em Goiânia
Show Padre Fábio de Melo no Goiânia Arena em Goiânia
ical Google outlook
Sem Categoria
Goiânia Arena, Rodovia BR - 153, Jardim Goiás, Goiânia, Microrregião de Goiânia, Mesorregião Centro Goiano, Goiás, Região Centro-Oeste, 74715-070, Brasil

Receba Novidades

Agendagyn